fbpx

Devo Escolher Um Nicho Para Meu Atendimento Terapêutico?

Muitas vezes, quando sugiro terapeutas holísticos que identifiquem ou escolham um nicho para oferecer seu serviço eles são resistentes. Embora haja muitas razões para a sua resistência, o motivo mais comum é o medo. Eles temem que nunca tenham clientes suficientes se eles se concentrarem no marketing para um grupo especifico de pessoas.

Embora esta seja uma reação natural se você não entender os benefícios do marketing de nicho, em vez de limitar o número de clientes que serão atraídos para você, o marketing para um nicho específico pode realmente lhe proporcionar mais clientes. Este artigo discute a lógica por trás do desenvolvimento de um nicho e sobre como selecionar um.

O que é um mercado de nichos?

Um nicho de mercado é um grupo de pessoas com algo em comum. Pode ser interesses semelhantes, passatempos, faixa etária, gênero, origem social, etnia, religião, estilo de vida, formação educacional, valores, etc. Aqueles dentro de um nicho de mercado têm desejos e necessidades semelhantes e, portanto, um produto ou serviço especifico pode atendê-los.

Por que um nicho de mercado é importante para terapeutas holísticos?

As grandes empresas costumam fazer marketing generalista onde eles visam a todos. Eles têm grandes orçamentos que permitem que eles façam isso, e muitas vezes já são conhecidos pela população em massa e, portanto, conseguem pelo menos algum sucesso com este método. No entanto, para terapeutas holísticos e pequenas empresas que não podem comercializar ou atender às necessidades das massas, o marketing de nicho é muito mais efetivo, pois fornece um mercado de tamanho gerenciável para focar seu marketing.

Marketing de nicho permite que os clientes ideais de encontrem e ajude você a encontrar esses clientes ideais. Por exemplo, se você fosse um médico homeopáta com foco em crianças pequenas, você comercializaria seus serviços em locais onde os pais provavelmente descobrissem sobre você. Você pode anunciar ou escrever artigos em revistas relacionadas, ou fazer parcerias com creches e escolas infantis.

Além disso, quando você tiver um nicho de mercado, os potenciais clientes serão mais facilmente capazes de decidir se seus serviços atenderão às suas necessidades e desejos ou não. Se você é um treinador que se dirige a mulheres de meia idade vida que estão buscando uma mudança de carreira, qualquer mulher que se encaixa nesses critérios facilmente poderá determinar se é provável que seja um cliente adequado.

Além disso, as pessoas preferem especialistas em oposição a generalistas quando procuram um profissional de serviço. Se você estivesse procurando um conselheiro para ajudar com problemas que estava tendo com seu parceiro íntimo, você não preferiria ver alguém que se auto-promovesse como conselheiro para casais em oposição a quem parece atender a todos? Você provavelmente acreditaria que um conselheiro que se especializasse em trabalhar com casais será capaz de lhe fornecer um serviço melhor do que um generalista.

Outro benefício de ter um mercado de nicho focado é que é muito mais fácil de ser reconhecido em seu campo quando você é visto como um especialista. Porque você é bem conhecido por sua experiência, quando alguém precisa dessa experiência, eles vão pensar em você.

Comercializar uma prática na web também é muito mais fácil quando você tem um nicho de mercado. Muitos terapeutas não entendem por que seu site nunca aparece nos sites de busca e, embora haja muitos aspectos envolvidos na aparição de seu site nos motores de busca, ter um nicho estreito pode realmente ajudar.

No mercado lotado de hoje, torna-se cada vez mais essencial ter um nicho se quiser ser bem-sucedido no marketing de uma prática de terapêutica. Você deve encontrar uma maneira de se destacar da multidão e um nicho ajuda você a fazer isso.

Como escolher um mercado de nicho para sua prática

Uma chuva de ideias. Pense sobre o que as pessoas estão procurando enquanto conversa com elas. Leia e veja as notícias para ver o que é atual nas mentes das pessoas. Preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor e às atuais tendências da sociedade. Você nunca sabe quando uma oportunidade de nicho se apresentará.

Escolha um nicho com o qual você se apaixona

É muito mais fácil se motivar a divulgar serviços para um grupo de pessoas com quem você gosta de trabalhar. A paixão e o entusiasmo são contagiosos. Se você está entusiasmado com o seu trabalho dentro do seu nicho, os potenciais clientes sentirão isso e estarão mais interessados em trabalhar com você.

Tenha conhecimento e experiência sobre o nicho ou pelo menos esteja aprendendo sobre o tema e planeje se tornar um especialista nisso.

Seu nicho de mercado deve ser grande o suficiente para que você tenha pessoas suficientes para atender, mas não tão grande que inclui muitas pessoas e perca seu foco.

Pesquise a viabilidade do seu nicho

Você precisa saber se as pessoas estão realmente interessadas e querem ou precisam de serviços em sua área de nicho. Não há nenhum uso em oferecer um serviço que lhe interessa, mas que outros não querem comprar. Outra parte de estabelecer a viabilidade do seu nicho é pesquisar a competição que você terá. Se você escolher um mercado de nicho que tenha alta concorrência provavelmente será mais desafiante para ser bem sucedido.

Você deve ser capaz de identificar e saber onde alcançar sua nicho para que você possa chegar às pessoas dentro dele. Como um profissional de cura, seu orçamento de marketing provavelmente será limitado. Portanto, é muito importante que você possa alcançar o seu nicho de mercado de forma fácil e econômica para que você possa aproveitar ao máximo seus recursos financeiros.

Tendo mais de uma área de nicho

Muitos se perguntam se é possível promover para mais de um nicho. A resposta é sim, mas você terá que ser claro ao fazer as distinções entre suas áreas alvo, pois você não quer que elas se tornem borradas para que seu nicho se torne diluído. Além disso, muitas vezes leva mais tempo e esforço para atuar em mais de uma área de nicho. No entanto, existem alguns profissionais de cura que são bem-sucedidos com mais de um nicho de mercado, assim como existem também aqueles que são bem-sucedidos como generalistas.

Selecionar um nicho pode ser um aspecto desafiador ao iniciar o trabalho de uma prática terapêutica porque você tem que superar seus medos em se concentrar em um mercado específico e então se comprometer a servir essa população em particular. Você deve estar disposto a deixar algumas áreas e perceber que você não pode servir a todos, assim como você pode atender a uma população específica.

Há muito a aprender sobre marketing em qualquer que seja a área de nicho. Como acontece com tudo na divulgação de uma prática, conhecimento, persistência e paciência recompensarão a altura aqueles que assumem o compromisso de ter sucesso.

Você tem um nicho? Em caso afirmativo, como está funcionando para você? Eu adoraria ouvir seus comentários abaixo.

Comentários

comentários